quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Fámília: Patrimônio da Humanidade




   Há algum tempo notei que existe uma moda que está “colando” nas ruas caxienses: adesivo dos integrantes da família colado no carro. Essa moda não está só em Caxias, surgiu em Santa Catarina,e já viaja pelo Brasil inteiro. O interessante que,ao conversar com as pessoas que o utilizam,esclarecem que não o utilizam por ser tendência, mas sim fazem uso do adesivo para mostrar à sociedade o quanto valorizam sua família.
   Nessas manifestações individuais podemos perceber que há a formação de um movimento (não organizado) de resgate à instituição familiar. Mesmo que a mídia, ideologias, políticas, coloquem que é uma estrutura social retrógrada que não acompanha mais o indivíduo do século XXI, o ser humano precisa da família. Aristóteles fala que o ser humano é um ser social, e João Paulo II o complementa colocando que “o homem é essencialmente um ser social; com maior razão, pode-se dizer que é um ser "familiar"”. A família não faz parte só da sociedade, como muitos afirmam, mas faz parte também, e principalmente, do ser humano, pois é a sua primeira referência de convívio social e de vivência de valores.
   Percebe-se que quanto mais a base familiar (pai, mãe e filho) é alterada e fragmentada, mais o ser humano sofre com seus conflitos internos, o que o torna cada vez mais solitário, individualista e materialista. Fatores esses que fazem das doenças psíquicas, depressão e pânico, as síndromes do nosso século. ‘Quanto mais o homem afasta-se de sua família, mais se afasta de si mesmo. ’  

   Não vivemos uma época de mudanças, mas uma mudança de época, em que as relações e o modo de vivê-las estão em constante transformação. No entanto, para que as pessoas possam continuar vivendo em sociedade, e a sociedade possa desenvolver-se em um ambiente de paz, é necessária a preservação da entidade familiar. Cito João Paulo II novamente, pois afirma que “a família porta consigo o futuro da sociedade; seu papel especialíssimo é o de contribuir eficazmente para um futuro de paz”. 
   Não se pode reduzir a família a uma simples estrutura do capitalismo, pois ela guarda consigo a essência do ser humano, e é devido a esse fato que devemos considerá-la um patrimônio da humanidade, não a deixando suscetível às mudanças do sistema.
   Se sua família, embora com dificuldades e defeitos, continua unida, não se esqueça de tombá-la. Uma maneira de tombamento*, além de usar o adesivo de sua família no carro, é cuidar de seus pais, zelar pelos seus irmãos, e promover os valores bons vividos entre vocês.


*Segundo Wikipédia, o tombamento é o ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial, levando-se em conta sua função social.

Nenhum comentário: