quinta-feira, 3 de março de 2011

Trânsito de Cidade Grande, Mentalidade de Cidade Pequena


Com a correria do dia-a-dia, fica difícil parar para refletir. Entretanto, neste texto abordarei o que está me fazendo obrigatoriamente parar, e conseqüentemente refletir: o trânsito de Caxias do Sul. A cidade cresceu fisicamente, economicamente e em número populacional, o que ocasiona a compra demasiada de veículos (435.842 moradores, entre crianças, jovens, adultos, etc., segundo Censo 2010, para 210 mil veículos, segundo meu pai), fazendo com que o trânsito de Caxias, em horários de pico, fique intrafegável.
Como acontece na maioria das cidades urbanizadas, esperava-se que o crescimento de Caxias aliar-se-ia com o desenvolvimento através da criação de políticas e estruturas públicas, mas não foi o que aconteceu. A cidade, que se destaca pela sua economia e modelo de organização, sofre de dois males que impedem a melhoria do trânsito: os interesses individuais da população,e os interesses do Setor de transporte.
Na vida urbana, todas as coisas de utilidade geral localizam-se no centro. Entendo meu avô, que,quando ia para o centro,dizia que ia para a “cidade”, pois na sua visão, tudo o que ele precisava, encontrava-se lá.No entanto,o centro de Caxias não comporta seu fluxo urbano,pois,da população total, 419.321 está concentrada na área urbana, enquanto 16.161 pessoas na zona rural. Por isso, é urgente que se descentralize o trânsito do centro para os bairros, mesmo que essa medida não seja cômoda para grande parte da população. Exemplifico com a situação que vivo: com a descentralização das paradas, meu local de pegar ônibus ficou três quadras mais longe, mas em compensação meu ônibus está mais rápido cerca de 15 minutos.  Comprova-se que, se a população pensar no coletivo, e não só no que lhe fica mais fácil, todo o trânsito fluirá melhor.
Já o setor de transporte,influenciados pelos setores da sociedade caxiense, não incentiva os projetos que prejudicam as minorias interessadas. Por exemplo, há o estacionamento na rua Sinimbu que congestiona todo o trânsito central, mas ele continua lá pois é interessante para o comércio da localidade que as pessoas estacionem para comprar. No entanto, são cerca de sete quadras, com oito carros por quadra, o que beneficia somente 56 veículos por aproximadamente uma hora. Essa medida prejudica o coletivo, pois a Sinimbu seria uma rua com fluxo rápido e intenso se houvesse mais uma via. Outra medida sugerida pela Visate é tornar a Júlio um corredor de ônibus, o que é inviável,pois não há estrutura física, e lastimável, porque a rua é histórica e preserva ainda uma das belezas da cidade: a sua tradição.
Se cada um fazer o papel que lhe cabe, é possível melhorar o trânsito de Caxias. A mudança começa com setores públicos, mas a conscientização de todos envolvidos, pedestres,ciclistas e motoristas, tornará eficaz a melhoria. Abaixo segue um vídeo que retrata bem o motorista caxiense:


Um comentário:

ALAN FATTORI disse...

Ótimo texto Ana, parabéns! 1ª Idéia tirar o estacionamento da Sinimbu, apenas fluxo de carros. Tirar os ônibus visate do centro da cidade, apenas nos bairros e no centro apenas os azulzinhos, ou micros da visate, e levar o "ópera" para a rodoviária, já que Caxias do Sul, é a única cidade onde não tem ônibus na rodoviária oO A melhor mudança, caso o aeroporto sair do local que está, seria levar a rodoviária para lá!