sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Para que(m) serve o teu conhecimento?



   Senti necessidade de questionar isso depois do meu texto anterior. Em uma aula de sociologia,meu professor fez essa pergunta.
Inicialmente coloquei que a função do meu conhecimento é servir a sociedade.No entanto, tornei-me contraditória,pois muitas vezes defendi a opção por uma Universidade Federal pela qualidade,pela gratuidade,mas também pelo nome de uma federal no currículo. Que tipo de profissional seria para os outros, se visei na educação acadêmica um título, e não a formação para ser melhor naquilo que faço? Se é para prestar serviços,não posso esperar que o nome de uma faculdade e um diploma tornem-me uma prossional, preciso tornar-me uma a partir de estudo e trabalho.
   Serve para sustento financeiro?Quando Jesus coloca 'Buscai primeiro o reino de Deus E a sua justiça'(Mat6,33),Ele nos manda fazer justiça entre os homens tanto quanto aspirar o Céu e seus valores. Justiça é plantar,para colher, estudar,para saber,trabalhar,para receber. Mas há ações que o conhecimento instiga que devem pesar mais que o retorno financeiro. Exemplifico com a minha futura profissão:o jornalista pode fazer da informação um produto, desumanizando a notícia, e desrespeitando a população. No entanto, ele é chamado a mudar realidades,e não escrever o que lhe dará mais vantagens. Como diz Alberto Dines, “a sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor,mas cidadão.Jornalismo é serviço público,não espetáculo.”
   Realização pessoal? Janela para ver o mundo? Príncipio da dignidade humana?Acho que o conhecimento pode ser tudo isso sim,mas se torna vão quando não está a serviço do próximo. Já o vimos quando,distorcido, serviu como instrumento de manipulação de um povo (nazismo,facismo,e mais alguns ismos), entretanto,poderemos observá-lo servindo como desenvolvimento de uma nação (reforma educacional no Brasil). O saber pode enriquecer,ou empobrecer,matar,ou fazer viver,mudar,ou deixar imutável, silenciar,ou inquietar,depende da intenção do ser humano e de sua resposta à pergunta: para que(m) serve meu conhecimento?

2 comentários:

Unknown disse...

DCE UFRGS! a pergunta é boa, mas algumas coisas se perdem dentro da questão...

damipc disse...

Olá Ana, fiquei muito pilhado com o blog e tb fiquei até agora na caverna pensando sobre isso, haehaeha. Espero que nessa releitura, todos nós possamos colocar o conhecimento na prática em favor do próximo, aí se tornará sabedoria. parabéns pelo blog, continue nos questinando!