sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ano novo, blog novo

Início desse novo blog, final desse ano de 2010. Dois elementos que me dariam assuntos diferentes para quase um livro! No entanto, fazem parte da mesma lição de vida. Hehe Querem ver?
Comecemos pelo blog...Desde que aprendi a escrever,gosto de escrever. Só que as aulas de redações da escola não me satisfaziam, pois escrever como foi minhas férias, o que eu faria se fosse para a lua, ou se prefiro ficar ou namorar, não me permitia colocar minha visão crítica das coisas. Então, dos meus 10 aos 15 anos tive diversas tentativas para criar um espaço onde poderia devanear nos assuntos, como um flogão ,flogbrasil e até um fotolog. Tentei, mas minha falta de fidelidade em escrever continuamente, e minha pressa de querer ver o produto final, e não o ver, fizeram com que eu desanimasse e desistisse. Assim, passei meu Ensino Médio querendo escrever, só que os fatores anteriores me deixaram conformada com as aulas de redações. Agora, nas férias da passagem da escola para a faculdade de Jornalismo, obriguei-me a construir esse espaço para, pelo menos, treinar meu português (não terei mais as aulas de redações... hehe) e ter, finalmente, um lugar para construir, criticar, viajar, opinar, ou seja, escrever.
Enfim, esse fato de fazer ou não fazer o blog foi só a exemplificação de como muitas vezes vivemos o ano. Iniciamos com as férias, em janeiro, e nossa meta é chegar em dezembro, com as férias novamente. Empurramos com pressa os outros 10 meses, como máquinas, para viver os 10 dias de descanso, como humanos. Acabamos infelizes, cansados e muitas vezes frustrados no final do ano. E por que isso? Ansiedade em chegar à meta desejada, sem viver o percurso, e a falta de fidelidade nas pequenas coisas. Queremos chegar a um determinado local, mas não queremos viver o caminho que precisa ser feito até chegar lá. É de passo em passo que se faz a caminhada, é de dia a dia que se faz o ano, e é de pequenas ações que se realiza um grande projeto. Concluí isso nadando esses dias. Sabe aquele objetivo imaginário que a gente se desafia? Chegar até o outro lado da piscina. Comecei nadando,afobando-me para atingir esse desafio. Quando o concluí, estava cansada, quase afogada de tanta água que engoli e quis desistir. No entanto, resolvi fazer o mesmo trajeto de volta,com calma, aproveitando cada braçada, e cheguei melhor na outra margem. Fiz a mesma distância nos dois trajetos?Fiz. Atingi o meu objetivo nas duas vezes? Atingi. Foi o mesmo resultado? Não.
Nesse ano que inicia, quero ser fiel em cada braçada, em cada dia, em cada texto, com cada pessoa, em cada ação, pois é assim que atingirei o que almejo sem deixar de viver tudo o que há para viver.
Feliz ano novo a todos! E Feliz Blog novo!



" E no entardecer da vida, seremos julgados pelo amor..."S. João da Cruz